Uma comunidade inserida no entorno do Complexo Eólico Morrinhos, no município de Campo Formoso, Bahia, agora conta com um sistema inovador de desinfecção de água da chuva, batizado de Aqualuz. O empreendimento é mais uma demonstração de pioneirismo da Atlantic Energias Renováveis, em parceria com a Marrikah Consultoria.
De baixo custo de produção e manutenção, o dispositivo torna a água de chuva própria para o consumo humano. O processo de purificação da água armazenada em cisternas – equipamentos comuns nas regiões de atuação dos empreendimentos da Atlantic – realizado por meio da radiação solar, torna defasadas soluções comumente adotadas como cloração, filtro de barro e fervura da água.
O Aqualuz foi desenvolvido pela startup de impacto socioambiental Safe Drinking Water for All, premiada e reconhecida por instituições como Organização das Nações Unidas (ONU), Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O sistema se adapta facilmente à realidade das famílias que dependem da água de cisternas, pois possui alta durabilidade, é fácil limpar, utilizando somente água e sabão, não necessita de manutenção externa e nem de energia elétrica para seu funcionamento. Além disso, o sistema não usa produtos químicos, contribuindo para preservação do meio ambiente.
Desta forma, a iniciativa apoiada pela Atlantic contribui com a sustentabilidade de todo o ciclo da água, desde captação de águas pluviais, desinfecção para consumo, tratamento de águas residuárias por meio de fossas sépticas até seu reaproveitamento em quintais produtivos.
A construção de parcerias deste tipo ajudam a difundir novas tecnologias aderentes às realidades de comunidades locais. Essa é umas das missões da Atlantic: melhorar a saúde e qualidade de vida da população.