18/04/2019

Projetos de P&D são destaque em encontro internacional

Energias renováveis no centro dos debates

Aconteceu entre os dias 18 a 21 de março, em Marseille, na França o 1st FRANCO-AMSUD Energy and Environment Meeting, onde a Atlantic esteve representada na oportunidade pelo Professor e Coordenador Júlio César Passos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento foi organizado pela Aix Marseille Université, reunindo professores e pesquisadores do Brasil, Chile, Colômbia e França para discutir o desafio global de energia e meio ambiente.

O Prof. Júlio participou do Comitê Científico do congresso e apresentou dois trabalhos, com destaque para o “Wind profile observations in a complex terrain: Morrinhos wind farm case-study”, cujo tema é o perfil do vento em um terreno complexo, com as características do empreendimento eólico Morrinhos, de propriedade da Atlantic, localizado no estado da Bahia. Por ser uma região montanhosa, as correntes de ar que formam os ventos sofrem diferentes influências de temperaturas durante o dia e à noite. Isso influência também as velocidades que chegam às pás dos aerogeradores e que resultam na geração eólica.

Segundo o Prof. Júlio, “foi uma oportunidade para mostrar os resultados de nossas pesquisas em energias renováveis e, em especial, na área de energia eólica por meio dos estudos desenvolvidos para a Atlantic, o qual reuniu 15 alunos/professores da UFSC.

No último dia do evento, o professor também ministrou a palestra “Energy in Brazil: Present and Future”. Na oportunidade ele revelou que pesquisadores do Chile e da França manifestaram grande interesse em também desenvolver parcerias em projetos sobre aproveitamento de energias renováveis.

O próximo congresso, a ser realizado em 2021, terá como local a cidade de Valparaíso no Chile. Já em 2023, o congresso será realizado no Brasil em cidade a ser definida.

Sobre a área de Pesquisa & Desenvolvimento

A parceria entre a Atlantic e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi iniciada em setembro de 2017 e acarretou uma série de oportunidades e benefícios para ambas as instituições.

Como criadora de tendências no mercado de energia renovável, a Atlantic conquista vantagem competitiva por estar na vanguarda do conhecimento com as novas descobertas e se destaca no setor.

Da esquerda para a direita: Mário Henrique Macagnan, professor da UNISINOS-São Leopoldo-RS; Eduardo Lucas Konrad Burin, professor da UFPR-Palotina-PR; Edson Bazzo, professor da UFSC-SC; Júlio César Passos, professor da UFSC-SC; José Roberto Simões Moreira, professor da POLI/USP-SP; Ricardo Brancher, Doutorando (brasileiro) na Aix-Marseille Université-França e Luma Canto, Mestranda na POLI/USP-SP.