17/10/2018

Lagoa do Barro inicia teste de aerogeradores

Cinco equipamentos de 3 MW estão concluídos

Com operação comercial de todos os parques prevista para o final deste ano, o Complexo Eólico Lagoa do Barro iniciou a fase de teste dos potentes aerogeradores que irão gerar 195 megawatts de energia renovável no Piauí. Dos oito parques que formam o empreendimento, o primeiro já está em fase final de testes, apresentando ótimos resultados de performance.

Segundo o Coordenador de Obras, Matheus Schiochet, o comissionamento das primeiras máquinas demandou aproximadamente quatro dias para deixá-las em condições de operação, sendo injetada energia na rede logo no segundo dia.

A maior qualidade e a celeridade no start up, segundo Matheus, foram resultados da expertise da implantação do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar. O maior empreendimento da empresa, localizado no Rio Grande do Sul, apresenta a mesma tecnologia de Lagoa do Barro, com aerogeradores de  3 MW de potência e torres 120 metros de altura, que estão entre as maiores do país.

O avanço das atividades estão satisfazendo as expectativas internas da empresa. O resultado da fabricação de componentes dos aerogeradores também é positivo e, no momento, está em sua fase final. A Previsão é concluir o recebimento dos últimos componentes no decorrer do mês de dezembro 2018.

“Com as obras elétricas da linha de transmissão de 88 quilômetros e da subestação concluídas dentro prazo, estamos focando os esforços na montagem dos aerogeradores, que vem, a cada dia, ganhando espaço na obra”, finaliza o coordenador.

Confira fotos da obra e assista ao vídeo!