14/12/2018

Lagoa do Barro inaugura Operação Comercial

Oito parques vão operar comercialmente até o final do ano

Quatro parques do Complexo Eólico Lagoa do Barro iniciaram suas operações comerciais no mês de novembro. Os demais parques que formam o empreendimento estão em fase final de testes e, quando concluídos, terão o total de 195 MW de potência instalada.

A previsão é que, até o final de 2018, os 65 aerogeradores de Lagoa do Barro transformem os fortes ventos do Piauí em energia limpa, celebrando a operação comercial de todos os parques do segundo maior empreendimento da Atlantic.

“As montagens avançaram muito bem em dezembro, tendo destaque o foco das equipes no trabalho das últimas energizações dos parques”, revela o Gerente de Obras da empresa, Armando Barros.

Segundo Barros, foi realizada a energização da barra 01 da subestação como resultado do acréscimo de carga pela operação de mais aerogeradores, firmando o pleno funcionamento do sistema de transmissão.  

Com 88 quilômetros de comprimento, a maior linha de transmissão já construída pela Atlantic, de 230 kV, está há quatro meses em operação no Piauí, com alta disponibilidade e com perdas baixas na entrega de energia até o Bay de Conexão.

Em outubro, também foi dado o start na operação remota da subestação pelo Centro de Operações, situado na sede da empresa, em Curitiba. Ponto fundamental para a otimização de performance dos parques na fase de operação.

Quando o assunto é responsabilidade ambiental, as notícias também são promissoras: neste mês, a totalidade das licenças de operação dos parques foi conquistada pela empresa, afirmando a sustentabilidade do empreendimento.  

Com investimentos em tecnologia e capacitação profissional, parcerias sólidas e comprometimento socioambiental, a Atlantic garante a alta qualidade do projeto e mostra, mais uma vez, que bons ventos sopram para o futuro.

Confira fotos da obra: