04/01/2019

Lagoa do Barro está 100% em Operação Comercial

Ação foi realizada em tempo recorde

A Atlantic inicia 2019 celebrando a operação comercial plena do seu segundo maior empreendimento, localizado no Piauí. A operação comercial de Lagoa 4, último dos parques do Complexo Eólico Lagoa do Barro, já foi publicada no Diário Oficial. No total, o Complexo é composto por 195 megawatts (MW) de potência instalada para a construção de uma matriz energética nacional mais limpa.  

Para Gabriel Luaces, COO da empresa, esse marco tem um importante significado, já que conclui um empreendimento desse porte, com 65 aerogeradores de 3 MW distribuídos em oito parques, em tempo recorde: praticamente 15 meses. “Fazemos o que ninguém mais é capaz de conseguir neste país”, enfatiza o diretor de operações.

A alta performance da implantação foi resultado de um time alinhado às diretrizes da empresa, que investe em tecnologia e capacitação profissional em prol da eficiência de seus empreendimentos e do desenvolvimento sustentável do país.

Luaces parabeniza todas as equipes que contribuíram para mais uma conquista na história da Atlantic. Para começar,  o pessoal de construção que, com o seu trabalho in loco no dia a dia, não somente garantiu o atendimento ao planejamento, mas entregou um novo empreendimento padrão Atlantic, assim como a equipe da engenharia, que acompanhou o projeto desde seu nascimento e apresentou otimizações contínuas.

A comercializadora da companhia garantiu um contrato de antecipação que gerou um lucro significativo perante a atual situação do mercado, sem adicionar riscos ao projeto crítico para uma implantação sustentável, e finalmente o time financeiro e a contabilidade.

“A fórmula de financiamento junto com o BNB era pioneira, mas podemos dizer com orgulho que não somente atendemos eficientemente às necessidades das nossas contratadas e do próprio banco de financiamento, mas criamos caminhos para o desenvolvimento do setor no Nordeste”, afirma Luaces.

Peça fundamental para a construção de Lagoa do Barro, o time de Administração/RH colocou este projeto em plena performance, vencendo o desafio de implementar uma estrutura da Atlantic tão distante da sede da empresa, em Curitiba. Da mesma forma, o time de ESG (Socioambiental, Saúde, Segurança e Governança Corporativa) elevou o patamar companhia a um alto nível, garantindo a sustentabilidade do projeto.

Para encerrar com chave de ouro, o COO destaca o papel do departamento Jurídico, que, além da disputa diária com terceirizadas e financiadores, destravou todos os atritos fundiários de forma eficiente, além da área de Operação e Manutenção, que irá operar um dos mais avançados empreendimentos eólicos do Brasil.

Conduzido por um time altamente qualificado, o Complexo Eólico Lagoa do Barro está cumprindo sua meta: gerar energia renovável e, portanto, um futuro mais sustentável para o país.

Confira fotos do empreendimento: