18/12/2018

I-RECs em foco no Encontro de Negócios ABEEólica

Venda de certificados é case de sucesso da Comercializadora da Atlantic

Energia com garantia de origem é imprescindível para a Atlantic. Números marcantes – como o recorde de oito milhões de I-Recs negociados em setembro – atestam esse compromisso e fortalecem o papel da empresa na promoção de um país mais sustentável, mérito que a levou ao palco do 7ºEncontro de Negócios ABEEólica, realizado em 10 de dezembro, em São Paulo.

Para comercializar a certificação de energia limpa, o primeiro passo da Atlantic foi a realização de “auditorias, realizadas pelo Instituto Totum, em todos os seus parques para atender aos pré-requisitos socioambientais e de segurança de trabalho”, conta Ana Carolina Molina em palestra para mais de 250 profissionais do setor. Entre os desafios enfrentados na implantação no processo de venda de I-RECs, a Gerente de Comercialização destacou a análise tributário e contábil para novo produto.

Cada 1 MW/h gerado nos empreendimentos da Atlantic localizados no Sul e no Nordeste equivale a um título disponível a companhias em busca de comprovação do consumo de energia renovável. Levando em conta o Complexo Eólico Lagoa do Barro, em implantação no Piauí, a empresa tem uma emissão anual de 2 milhões e 700 mil certificados, aproximadamente.

“Esse mercado vem crescendo gradativamente”, destaca Ana Carolina. “Temos negociado contratos de longo prazo com empresas como Telefônica, BIC e BMW, que necessitam comprovar seu compromisso com o meio ambiente”, revela.

Reconhecida globalmente, essa é uma importante certificação para instituições que buscam o RE100 – utilização de energia renovável em 100% das operações. Segundo a gerente, também é um grande passo para a conquista de selos do GHG Protocol – programa desenvolvido pela da FGV que promove o reconhecimento das organizações participantes pela iniciativa transparente de apresentar os seus inventários de emissão de gases de efeito estufa – e também muito utilizado para a qualificação do Certificado LEED de Green Buildings.

O Encontro de Negócios ABEEólica, que contou com Patrocínio Ouro da Atlantic, também reuniu empresas da cadeia da indústria eólica, bancos, investidores, comercializadoras de energia e demais instituições ligadas ao setor para debater sobre “fluxos de Investimentos” e compartilhar perspectivas do “mercado livre de energia eólica” para o futuro do nosso país.

Confira foto do evento: