19/07/2019

Atlantic supera meta de geração de energia em junho

Empreendimentos da empresa são destaque no relatório do ONS

A Atlantic Energias Renováveis apresentou em junho resultados expressivos de geração de energia em seus empreendimentos localizados nos estados do Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. É o que mostra informações do boletim divulgado recentemente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Nele, destaca-se o mais novo ativo da Atlantic, o Complexo Eólico Lagoa do Barro (195 MW), em operação desde 2018 em Lagoa do Barro (PI). O boletim mostra que o empreendimento superou a meta de geração em mais de 34%, com fator de capacidade mensal médio de 72% em junho. 

O mesmo destaque ocorreu no Conjunto Renascença V, formado pelos Parques Eólicos Eurus II (30 MW) e Renascença V (30 MW), presentes entre as cidades de João Câmara e Parazinho (RN), onde a empresa superou 20% a meta. A região concentra o maior cluster de aerogeradores do país, mantendo-se no topo do ranking em fator de capacidade.

O Complexo Eólico Morrinhos (180 MW), localizado em Campo Formoso (BA), município baiano conhecido pela presença de ventos fortes e constantes, foi outro empreendimento que manteve bom rendimento, atingindo fator de capacidade de 66% em junho.  

Na região Sul do país, o Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar (207 MW), em operação desde 2017, além de superar a meta de junho, obteve picos de fator de capacidade instantâneo próximos a 98%. Localizado em Santa Vitória do Palmar (RS), próximo à fronteira com Uruguai, o empreendimento já foi por diversas vezes líder em fator de capacidade no estado. 

A Atlantic possui sede em Curitiba (PR) e seus ótimos resultados se devem à gestão eficiente de processos em conjunto com a sinergia envolvida nas demais áreas da empresa. O Centro de Operações, implementado na sede da companhia, é responsável por monitorar todos os ativos 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Com a tecnologia em mãos, equipes de campo da área de Operação e Manutenção (#OcomM) realizam de forma segura e eficiente os procedimentos in locu para garantir a confiabilidade e alta performance de todos os ativos da Atlantic.